Gestão Transversal
Soluções em Responsabilidade Social e Ambiental

WhatsApp/Tel: (21) 99906-8920
Email: contato@gestaotransversal.com.br

Endereço:
R. Jardim Botânico, 568 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ

Mostrar no Google Maps

A pandemia do novo coronavírus vem ampliando as desigualdades sociais e aumentando o risco de exclusão escolar nos 5.570 municípios brasileiros 

Muito se fala da importância de desenvolvermos ações de Educação Não Formal com o objetivo de reduzirmos a iminente evasão escolar que está para assolar nosso país. São ações imprescindíveis para reduzirmos não só a evasão, bem como as estatísticas dos Nem Nem, já que fora da escola a empregabilidade desses jovens diminui vertiginosamente.

Ampliou desigualdades e aumentou o risco de exclusão escolar

Atenta a esse triste cenário, Ítalo Dutra - chefe de Educação do UNICEF no Brasil diz que "A pandemia do novo coronavírus ampliou desigualdades e aumentou o risco de exclusão escolar no Brasil. Muitas meninas e muitos meninos que já estavam em situação de vulnerabilidade não estão conseguindo ter acesso à aprendizagem em casa, correndo o risco de não regressar às escolas na medida em que estão reabrindo. E quem já estava fora da escola antes da pandemia precisa ser identificado e levado de volta".

Engajar cada município e estado para realizar a busca ativa escolar

Foi pensando nisso que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) lançaram a campanha Busca Ativa Escolar cujo objetivo é “... engajar cada município e estado para realizar a busca ativa escolar, indo atrás de quem está excluído da aprendizagem e tomando medidas para garantir o direito de aprender, bem como assegurar outros direitos...".

A campanha reúne, no site da Busca Ativa Escolar, um vasta opção de peças publicitárias que podem ser utilizadas gratuitamente e adaptadas por qualquer município e estado.

Dicas para que os municípios e estados possam criar suas campanhas

Há, também, uma seção com orientações e dicas para que os municípios e estados possam criar suas campanhas, considerando quatro pilares: famílias, escolas, gestão pública e mídia local.

Já estão disponíveis no site para utilização gratuita:

Layouts para materiais promocionais (cartaz, faixa, banner, outdoor, flyer, folder, boné, broche/pin, sacola e camiseta) 

Conteúdos para redes sociais (cards, posts e stories)

Spots de áudio, com informações

Jingles em três versões: samba, forró e tecnobrega

Para mais informações acesse o busca ativa escolar

Não bastam ações de educação não formal

Não bastam ações de educação não formal bem estruturadas ou a boa intenção de organismos internacionais - como é o caso, é fundamental que nesse momento político que estamos vivendo cobremos dos nossos candidatos ações efetivas nesse sentido.