Gestão Transversal
Soluções em Responsabilidade Social e Ambiental

WhatsApp/Tel: (21) 99906-8920
Email: contato@gestaotransversal.com.br

Endereço:
R. Jardim Botânico, 568 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ

Mostrar no Google Maps

A filantropia premiável é um título de capitalização destinado aos clientes interessados em beneficiar entidades de assistência social

Em algum período da sua vida, provavelmente você deve ter ouvido falar – principalmente em conversa com o gerente de seu banco em “título de capitalização”. É um produto comumente oferecido pelos bancos.

Você concorre a diversos prêmios

O título de capitalização é um tipo de “poupança planejada”. Todos os meses (de acordo com o período que você definiu no ato da contratação do produto) o banco vai retirar uma quantia de sua conta para compor esse título. Durante a vigência do título, você concorre a diversos prêmios e, quando o prazo terminar, você retira de volta todo o dinheiro que colocou.

Principalmente em contribuir com entidades beneficentes

Mas o que a filantropia premiável tem a ver com isso? De acordo com a resolução da Superintendência de Seguros Privados SUSEP, órgão ligado ao governo federal, o título de filantropia premiável – uma modalidade do título de capitalização, é destinado aos clientes interessados nesse produto/título, mas principalmente em contribuir com entidades beneficentes de assistência social.

A filantropia premiável é consequência de uma porção de amor da humanidade

Nesse caso, quem compra o título, cede, no ato da compra, o direito de resgate à uma OSC de assistência sociais. Pela resolução, só podem ter acesso a essa modalidade de título de capitalização (filantropia premiável) as organizações certificadas como de assistência social.

Cede o direito de resgate à uma OSC

De forma bastante resumida, a filantropia premiável funciona quando uma pessoa compra um título de capitalização de um banco - participa dos sorteios de prêmios em dinheiro ou em bens durante a vigência do plano, mas cede o direito de resgate à uma OSC previamente credenciada.

 A filantropia premiável requer uma gestão profissional das OSCs

É importante ressaltar que a Capitalização na modalidade filantropia premiável é mais do que um simples produto, ela representa um investimento em ações de cunho social. Entretanto, as possibilidades dos investidores dirigirem à uma determinada OSC a filantropia premiável, dependerá muito do modelo de gestão adotada pela organização.

Mais de R$ 350 milhões foram repassados para as OSCs

Desde a sua criação, meados de 2018, a filantropia premiável repassou mais de R$ 350 milhões para OSCs parceiras das empresas de capitalização.

A Federação Nacional de Capitalização - FenaCap é a entidade representativa das empresas que operam no mercado de títulos de capitalização. Se você tiver interesse em saber como incluir sua OSC na filantropia premiável, entre em contato FenaCap por aqui.