Gestão Transversal
Soluções em Responsabilidade Social e Ambiental

WhatsApp/Tel: (21) 99906-8920
Email: contato@gestaotransversal.com.br

Endereço:
R. Jardim Botânico, 568 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ

Mostrar no Google Maps

Por meio de perguntas e respostas objetivas, você saberá a importância dos pilares do conceito ESG para sua organização

Afinal, o que é esse tal de ESG?

A sigla E de Environmental, S de Social e G de Governance, em uma tradução livre é a gestão responsável de uma empresa na área Ambiental, Social e Corporativa. São critérios imprescindíveis para que uma empresa seja considerada responsável pelo grande público.

Na ótica do cliente, é a inclusão de um novo rumo para quem gosta de investir em bolsa de valores - a de investimentos que levam em conta melhores práticas em questões ambientais, sociais e da governança nos negócios.

Em relação a sigla ESG, qual o seu significado?

O Enviromental diz respeito às práticas de uma empresa em relação ao meio-ambiente e seu compromisso com o meio.

Já na diretriz Social, diz respeito à relação de uma empresa com pessoas que fazem parte do seu universo – universo direto e indireto, entre eles a relação com a comunidade e ou OSCs comprometidas com a redução da vulnerabilidade social.

E a Governança é o modelo de gestão comprometida com os princípios da boa gestão, dentre elas a ética e a lisura.

 

Qual a origem da sigla ESG?

A sigla ESG surgiu pela primeira vez no ano de 2005, em um evento liderado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que resultou em um relatório chamado “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”, em tradução livre).

Na época, 20 instituições financeiras de diferentes países – incluindo do Brasil, se reuniram para desenvolver diretrizes e recomendações sobre como incluir questões ambientais, sociais e de governança como diferencial das empresas que negociam papeis na bolsa de valores.

Mas de que forma a minha OSC pode se beneficiar?

Em especial com a profissionalização de seu modelo de gestão, já que passará a credibilidade necessária para os adeptos dessa sigla – principalmente nesse momento que tudo acontece de forma virtual.

Essa profissionalização diz respeito não só a gestão da OSC como um todo, mas a adequação às mudanças que o mundo atual exige de todos nós. 

Mais informações e ou estratégias sobre a profissionalização das OSCs, pode ser visto nesse link.